segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Passa anel

Há duas modalidades desta tradicional brincadeira. A do cordão entreanto, parece gozar de maior preferêcia.No norte, sendo habitualmente, praticado em Pernanbuco. Já no Estado de Rio de Janeiro é mais vulgarizado o que se segue.
Uma criança fica isolado, para depois adivinhar, e as outras de mão postas. Sentam-se em circulo ou fila. O''mestre'' fica em pé, nomeio, guardando o anel entre as palmas das mão juntas. Aproximan-se e entroduz as mãos, bem coladas, entre as de cada criança, que para isso as entreabes. Nesse gesto disfarçado ao maximo, transfere o anel, deixando-o cair em umas delas, e continua fazendo o mesmo depois da transferência, até completar a roda.
Em seguida pergunto!
__ Com quem está o anel?
O adivinhador, pelo que tinha observado ou pelas expressões faciais, procure localizá-lo
Quando descoberto, o depositário passa a adivinhar, cedendo seu lugar ao ''mestre''. Entre por sua vez, é substituido pelo adivinhador bem sucedido.
No casodo anel não ser localizado a repetição é feita com a mesma distrição de encargos.
Nesta outra modalidade, tendo o ''mestre'' ao centro em pé, os participantes.Sentam-se obrigatóriamente em circulo, e segurando um fio de cordão, atado pelas pontas. No qual corre o anel.
As mão esecutam um movimento de vai-e-vem, divegente , ao longo e sobre o fio. Aproveitando o impulso para qualquer dos lados. Vão passando adiante o anel, o mais disfarçadamente possivel.
O "mestre" tudo observa, com os olhos sagazes, e muita atenção. Quando consegui perceber algum movimento significativo ou o brilho do metal, grito imediatamente:
__Esta com fulano!
Fulano levanta as duas mãos, descobrindo o fio.Se no trecho que lhe corresponde aparece o anel, o"mestre" toma-lhe o lugar, sendo por ela substituindo.
Se o suspeito é infundado, porém, a roda toda vai ao infeliz adivinhador.

Dener eAlison 8°B

Nenhum comentário: